Interligar a Europa na produção e transporte de energia

Apostamos na melhoria da interligação elétrica entre Estados-Membros de forma a permitir uma maior capacidade de resposta às diferenças de preços spot dos vários mercados energéticos a operar na Europa. Esta medida faz parte de um caminho para o Mercado Único Europeu de Energia, onde todas as pessoas têm acesso de igual forma à energia elétrica.
Além da evidente resposta às flutuações de preços, a melhoria da interligação elétrica permite otimizar o uso e distribuição da energia elétrica na União Europeia. Atualmente, os Estados-Membros que mais energia de fontes renováveis produzem, praticam preços que poderão desincentivar o investimento em novas tecnologias, mais sustentáveis.
Defenderemos o investimento no reforço das interligações entre os Estados-Membros, de forma a que a venda de energia de fontes renováveis mais barata a países com menor acesso a estas mesmas fontes torne os investimentos mais atrativos e promova um acesso mais equitativo à energia a custos reduzidos em toda a UE.
Acreditamos que, desta forma, iremos assegurar mais autonomia e segurança energética, diminuindo a dependência da UE de recursos fósseis provenientes de outros países e regiões.