Reduzir todas as formas de poluição na Europa

Lutamos por um planeta com cada vez menores níveis de poluição, desenvolvendo um sistema integrado de gestão de resíduos para combater estes mesmos níveis na Europa e no resto do mundo.
Ambicionamos proibir as lixeiras a céu aberto e introduzir novos regulamentos para assegurar que as normas de gestão dos aterros obedecem a padrões suficientemente elevados para proteger a água da poluição. Queremos reduzir drasticamente a exportação de resíduos, financiando a investigação em métodos de reciclagem e em materiais biodegradáveis para melhorar a gestão europeia dos resíduos. Para além disso, queremos avançar com a discussão e adoção de normas europeias para a ecomodulação de resíduos de embalagens, de modo a melhorar a eficácia da sua reciclagem.
Iremos introduzir regulamentos para restringir a poluição por metais pesados (que envenenam a água), a poluição farmacêutica (que desenvolve superbactérias resistentes aos antibióticos) e os microplásticos (que prejudicam a vida aquática).
Para combater a poluição por plásticos, apoiaremos também uma taxa europeia sobre a sua produção. Atualmente, os Estados-Membros são sancionados pela União Europeia se não cumprirem as metas de reciclagem de plástico. No entanto, não existem incentivos para que as empresas deixem de usar plástico nos seus produtos. Propomos, portanto, taxar os produtores de plástico e criar incentivos às empresas que optem por produtos sustentáveis.
Não só é necessário lutar contra a poluição de resíduos, como também a necessidade de reduzir a poluição sonora e luminosa dentro da UE.