Criar o Padrão de Bem-Estar Animal para toda a UE

Queremos conciliar as leis de proteção animal num novo Padrão de Bem-Estar Animal, com o objetivo de proteger os animais do abuso e do desrespeito por parte da indústria e combatendo a degradação ambiental.
Visamos o bem-estar dos animais que vivem em explorações pecuárias, destinados à indústria alimentar, e que devem ser mantidos de acordo com as necessidades e caraterísticas da sua espécie, possuindo também o direito a uma morte condigna e sem sofrimento desnecessário. Este padrão incidirá ainda sobre o combate a outras práticas, como a criação de animais com deficiências, a alimentação forçada, práticas de gestação cruéis e o transporte de animais vivos, através de uma melhor regulação e maior fiscalização da utilização de animais na indústria.
Sugerimos ainda a criação de uma base de dados única online (registo único europeu) de microchips para animais de companhia, que uniformize e reúna num mesmo lugar os vários registos nacionais dos Estados-Membros.
Em nome do bem-estar animal, é necessário promover a colaboração entre Estados-Membros para o estabelecimento de corredores internacionais entre áreas protegidas e a remoção de barreiras obsoletas, acabando com a grande fragmentação dos ecossistemas que existe na Europa. Esta fragmentação prejudica a mobilidade de espécies-chave como os grandes herbívoros, lobos e castores. No contexto europeu, este assunto requer uma colaboração entre Estados-Membros, já que há áreas naturais partilhadas e, naturalmente, a natureza não se rege pelas fronteiras humanas.