Apoiar a sustentabilidade energética

A utilização de equipamentos de produção de energias renováveis deve ser incentivada em substituição da utilização de combustíveis fósseis, causando o mínimo impacto possível na biodiversidade. Propomos enquadramento jurídico de incentivo à utilização de equipamento de produção de energias renováveis em locais onde os mesmos não impliquem a destruição da biodiversidade existente. Incentivamos, também, este enquadramento a espaços de utilização agrícola.
A produção de energia elétrica através de fontes renováveis é, por natureza, intermitente e imprevisível. No entanto, as formas de armazenamento de energia tradicionais não estão preparadas para armazenar grandes quantidades de energia. É, por isso, essencial investir em baterias mais sustentáveis e eficientes para dar suporte à rede elétrica ou investigar outras possibilidades de armazenamento como as oferecidas pelo hidrogénio verde.
Iremos propor a criação de unidades de produção de energias renováveis, no domínio das empresas públicas, de modo a reduzir progressivamente a dependência pública dos combustíveis fósseis, mas também contribuir para alimentar a rede de energia dos diversos Estados-Membros e reduzir os custos para cidadãos, cidadãs e pessoas residentes.