Garantir uma rede de transportes públicos universal, verde e eficaz
Lutamos pela criação de um Sistema Europeu de Bilheteira para os transportes públicos, de modo a facilitar e agilizar a compra de bilhetes e passes internacionais entre os vários Estados-Membros. Assim, garantimos que as pessoas mais jovens, mais idosas, com mobilidade reduzida ou deficiência e as pessoas com menores recursos financeiros tenham acesso a tarifas mais baixas, numa trajetória tendencialmente gratuita para todos os residentes nos Estados-Membros. Queremos também promover a oferta de transporte ferroviário noturno, lutando para que a UE invista mais na infraestrutura dos caminhos de ferro.
Queremos continuar a incentivar e a criar condições para que se opte pelo transporte ferroviário verde, investindo em ligações de alta velocidade e com composições ferroviárias modernas e confortáveis, onde o preço da ligação ferroviária seja inferior ao preço da mesma viagem aérea. Queremos um mapa ferroviário europeu que ligue as capitais dos Estados-Membros, assim como as principais cidades e regiões até 2035, promovendo formas de mobilidade amigas do ambiente e da coesão territorial. Queremos que o Parlamento Europeu interceda junto da Comissão Europeia para que esta apresente uma proposta juridicamente vinculativa, que obrigue à criação de uma rede ferroviária europeia de alta velocidade.
A UE deve também priorizar o investimento em zonas com fraca ou inexistente presença de mobilidade ferroviária eficaz, regular e rápida. Para isso, é necessário criar uma estratégia europeia comum de ligação ferroviária, adaptada às realidades de cada Estado-Membro, garantindo a acessibilidade e efetividade dessas ligações.
Queremos que a UE invista em melhores soluções de transporte público, seguro e sustentável: na integração de redes cicláveis nos passes existentes, no planeamento das cidades e zonas rurais ou ainda na expansão da rede EuroVelo.
Lutamos pela criação de um Sistema Europeu de Bilheteira para os transportes públicos, de modo a facilitar e agilizar a compra de bilhetes e passes internacionais entre os vários Estados-Membros. Assim, garantimos que as pessoas mais jovens, mais idosas, com mobilidade reduzida ou deficiência e as pessoas com menores recursos financeiros tenham acesso a tarifas mais baixas, numa trajetória tendencialmente gratuita para todos os residentes nos Estados-Membros. Queremos também promover a oferta de transporte ferroviário noturno, lutando para que a UE invista mais na infraestrutura dos caminhos de ferro.
Queremos continuar a incentivar e a criar condições para que se opte pelo transporte ferroviário verde, investindo em ligações de alta velocidade e com composições ferroviárias modernas e confortáveis, onde o preço da ligação ferroviária seja inferior ao preço da mesma viagem aérea. Queremos um mapa ferroviário europeu que ligue as capitais dos Estados-Membros, assim como as principais cidades e regiões até 2035, promovendo formas de mobilidade amigas do ambiente e da coesão territorial. Queremos que o Parlamento Europeu interceda junto da Comissão Europeia para que esta apresente uma proposta juridicamente vinculativa, que obrigue à criação de uma rede ferroviária europeia de alta velocidade.
A UE deve também priorizar o investimento em zonas com fraca ou inexistente presença de mobilidade ferroviária eficaz, regular e rápida. Para isso, é necessário criar uma estratégia europeia comum de ligação ferroviária, adaptada às realidades de cada Estado-Membro, garantindo a acessibilidade e efetividade dessas ligações.
Queremos que a UE invista em melhores soluções de transporte público, seguro e sustentável: na integração de redes cicláveis nos passes existentes, no planeamento das cidades e zonas rurais ou ainda na expansão da rede EuroVelo.